• Biomah

Descubra a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos

O crescimento de cosméticos naturais, veganos e orgânicos é uma tendência irreversível, e que irá se manter por longos anos, principalmente para as pessoas que querem fugir do padrão e buscar por produtos que sejam mais saudáveis para os cabelos, e claro, para o meio ambiente. Mas você sabe qual é a diferença entre eles?


O dicionário verde da beleza muitas vezes nos confunde na hora de decidir qual produto escolher. Apesar de muitas vezes aparecerem todos juntos por aí, eles apresentam características bem distintas e que podem ser o diferencial na hora de comprar esses produtos.


Para esclarecer essas dúvidas e te indicar os melhores produtos, neste artigo vamos explicar quais as características e particularidades de cada um para que você consiga encontrar o melhor para você de maneira rápida e simplificada!


Então continue com a gente e descubra a diferença entre cosméticos naturais, orgânicos e veganos!



As características dos cosméticos naturais

Apesar de parecer simples, o grupo dos cosméticos naturais engloba uma série de opções autodenominadas naturais e que vão desde formulações totalmente naturais, até outras com uma quantidade considerável de ingredientes sintéticos.


Em alguns casos, as empresas são pegas pelo seu próprio discurso, oferecendo um produto com uma fração mínima de ingredientes naturais, mas com o apelo “cosmético natural” bem visível no rótulo, para atrair outros públicos.

De acordo com o SEBRAE, cosméticos naturais englobam aqueles que possuem em sua formulação única e exclusivamente matérias-primas naturais, ou seja, são excluídas as matérias-primas químicas. Entretanto, para a Ecocert, os cosméticos naturais devem ter uma taxa mínima de 95% de matérias-primas naturais, e ao mesmo tempo evitar os componentes proibidos.


Esses ingredientes podem estar em maior ou menor concentração em um cosmético. Como não existe definição legal na legislação brasileira, é comum ser necessário recorrer a certificadoras particulares (como a brasileira IBD) e atender a seus parâmetros para poder oferecer um selo ao consumidor. Mesmo com a variação no percentual da fórmula e de orgãos reguladores, existem alguns compostos tidos como proibidos pela comunidade que descaracterizam totalmente um produto do grupo dos naturais, como compostos comprovadamente nocivos à saúde e ao meio ambiente (como derivados de petróleo e aromas sintéticos), ingredientes transgênicos, testados em animais, matéria prima originária de animais abatidos, dentre outras diversas proibições.


As características dos cosméticos orgânicos

Já os cosméticos orgânicos seguem a mesma linha da gastronomia. Os produtos que serão utilizados na formulação de um cosmético orgânico devem ser de origem natural e também ter seus métodos de produção e processamento de acordo com os pré-definidos para que a matéria-prima realmente se adeque a este conceito.


Os cosméticos orgânicos, assim como os naturais, possuem uma porcentagem referente à quantidade das matérias-primas que devem ser de origem orgânica para que o cosmético seja considerado verdadeiramente orgânico.


Geralmente, a porcentagem é de 95% das matérias-primas orgânicas, enquanto os outros 5% devem ser compostos por água e/ou outros ingredientes naturais, dando assim ao produto o status de orgânico.


Para que os produtos consigam atingir este patamar, toda sua cadeia produtiva deve ser mapeada com a finalidade de garantir que os produtos não tenham química durante o cultivo.



As características dos cosméticos veganos

Um produto vegano é, por definição, algo que não explora nenhum animal. De primeira podemos pensar na ausência de ingredientes de origem animal, como mel, leite ou sebo de animais (muito presente nos sabonetes e shampoos convencionais), mas vai além disso…


Ter um cosmético vegano também implica em não realizar qualquer atividade que utilize ou explore animais, desde testes até mesmo o carregamento de matéria prima por parte dos bichinhos.


No Brasil, esses testes não são exigidos pela legislação, de forma que não são obrigatórios no país e é possível optar por não realizá-los, já que além de tudo seus resultados são muitas vezes questionáveis.


Para produção desse tipo de produto, não são necessários ingredientes naturais ou orgânicos, o único e principal tópico é Cruelty Free.


O que é Cruelty Free?

Em uma tradução literal, o termo Cruelty Free significa ”livre de crueldade” ou “sem crueldade”. Isso quer dizer que esse movimento visa abolir testes ou atividades que exijam a participação de animais em sua realização.


Em muitas indústrias do segmento de cosméticos e limpeza, o uso de testes em animais é quase uma tradição, e se tornou bastante comum. Estes testes, em geral, visam identificar possíveis reações adversas das substâncias envolvidas, ou comprovar a eficácia das mesmas.


Porém, para que isso aconteça, os animaizinhos envolvidos nas experiências acabam sofrendo muito durante o processo, passam por maus tratos e alguns até são sacrificados ao final.


Um produto que une o melhor dos mundos

Apesar dos produtos veganos não precisarem de ingredientes exclusivamente naturais ou orgânicos, nós da Biomah unimos o melhor dos mundos!

Nossos produtos em barra são 100% botânicos, isto é, produtos naturais de verdade, com zero uso de plástico e zero lixo no meio ambiente para cuidar melhor dos seus cabelos e do meio ambiente.


Somos apaixonados pela natureza, misturamos inovação e tecnologia com insumos orgânicos, pois sabemos bem o poder da Mãe Natureza. Com isso, desenvolvemos produtos para cuidados intensos com diversos tipos de cabelos que necessitem de mais hidratação e tratamento, carregando o que há de melhor em tecnologia botânica e natural para os fios.


Conheça um pouco mais sobre a Biomah!

Somos uma marca de shampoos, condicionadores e hidratação em barra para todos os tipos de cabelo, que acredita que as grandes mudanças que ocorrem no mundo acontecem com pequenas novas atitudes no dia a dia.



Nós da Biomah temos o compromisso de proporcionar os cuidados diários que os cabelos precisam, sem agredir o nosso Bioma. É por esta razão que desenvolvemos nossos produtos com o que há de melhor na botânica, somados a performance, sustentabilidade e cuidados em um só lugar.

Quer saber mais? Então venha descobrir as maravilhas que os shampoos, condicionadores e a hidratação em barra podem fazer pelo seus cabelos!


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo