• Biomah

Aprenda a como cuidar da sua trança afro


As tranças afro estão em alta e, além de levar muito estilo para o visual de quem as usa, ainda são conhecidas por ser um recurso que ajuda o cabelo a crescer.


Box braids, crochet braids, trança enraizadas e trança twist são apenas alguns dos exemplos. O que eles possuem em comum? Além da beleza sem igual, são penteados complexos com técnicas específicas que exigem muito dos fios.


São ótimas opções para quem está passando pela transição capilar e quer viver esse momento com mais liberdade, sem se preocupar com a dualidade do cabelo natural em crescimento e um comprimento quimicamente tratado e danificado, mas exigem muita atenção e cuidados diários.


O problema é que acordar sempre com o visual pronto para sair pode dar a falsa impressão de que os fios não precisam de cuidados: um erro que pode levar à quebra dos fios e outros danos quando as tranças forem retiradas.


Confira como cuidar do seu cabelo com tranças afro e ainda manter suas madeixas naturais saudáveis!

Quais são os estilos de trança afro mais usados?

Box braids, ou "tranças de caixa", são aquelas divisões capilares de tranças feitas dentro de quadrados. Usa-se um material sintético para alongar o cabelo - kanekalon, jumbo, lã ou outras matérias-primas. Essa técnica exige o uso do cabelo natural, por não ser feita desde a raiz. Muitas pessoas adoram brincar com cores, tamanhos dos trançados e materiais.





Crochet braids são as tranças feitas com agulhas de crochet para costurar o cabelo sintético ao natural. A técnica é feita a partir da raiz e confere um estilo mais natural a quem adere a esse tipo de penteado.




Tranças enraizadas, ou corn braids, são realizadas rente ao couro cabeludo, puxando desde a raiz. Essa é uma ótima técnica para mulheres que usam lace, pois o enraizamento dos cabelos facilita a sua inserção.


Também são muito praticadas pelos homens e podem ser feitas tanto apenas na raiz, quanto ao longo do comprimento dos cabelos. Também podem se valer de diversos desenhos realizados no couro cabeludo como zigue-zagues, espirais, linhas retilíneas etc.




Como cuidar das suas tranças?

Agora que você já sabe qual é o estilo da sua trança, está na hora de conhecer e aplicar os cuidados que ela merece.

Proteja o cabelo antes de dormir

Cobrir o cabelo com um lenço de seda, ou dormir em fronhas de seda previnem o ressecamento da raiz dos fios.

Faça manutenção

Assim como qualquer penteado e tipo de cabelo, fazer manutenções regulares ajudam a manter as madeixas bonitas e a saúde capilar em dia. As tranças vão ficando frouxas e algumas partes acabam se soltando - é importante arrumá-las para um resultado satisfatório.


Geralmente, a manutenção é realizada mensalmente entre as onduladas, já que o aparecimento de frizz é mais recorrente, e a cada 2 ou 3 meses para quem possui curvatura do tipo 3 ou 4.


Aproveite esse momento para realizar um combo de tratamento - hidratação para os cabelos ressecados, umectação capilar, nutrição e uma boa reconstrução capilar são cuidados essenciais.

Mantenha o cabelo e a raiz bem hidratados

Assim como nossa pele, os cabelos também precisam de hidratação constante, seja qual for o tipo de fio. Nos cabelos, a hidratação se faz necessária para repor a água nos fios e, assim, reparar danos como ressecamento, frizz, pontas duplas e fios quebradiços, principalmente quando falamos das tranças.


O segredo para ter cabelos saudáveis e brilhantes é investir em máscaras de hidratação específicas para o seu tipo de cabelo, e usá-las pelo menos uma vez por semana. Nós da Biomah temos os produtos certos para você!


No site você encontra nosso mais novo lançamento, a Máscara Jóias da Amazônia, que revitaliza e nutre o cabelo, além de combater a porosidade e o ressecamento dos fios.


A linha Jóias da Amazônia também possui proteção térmica e protege contra oxidação da cor e exposição solar. Entre no site e saiba mais!

Atenção à vida útil da trança

Por fim, mas não menos importante: não permaneça com as tranças por longos períodos. É importante que a raiz capilar descanse e o cabelo se restabeleça.


Por mais preguiça que você tenha, ou até mesmo dó de desfazer o penteado, lembre-se que essa prática ajuda os fios a se revitalizarem e ficarem mais fortes e saudáveis - prontos para seguirem por mais uma nova temporada, e não o contrário!

Faça manutenções frequentes

Mesmo que a trança ainda esteja ótima, existe um tempo limite para ela ficar na cabeça.


O ideal é nunca deixar passar de 8 semanas e, pelo menos uns 15 dias antes de renovar o penteado, deixar o cabelo natural se recuperar. Isso porque as tranças puxam a raiz e podem deixar essa região do cabelo mais fraca quando ela não tem tempo de se recuperar.


Aproveite esses dias livres para caprichar nas hidratações profundas e cuidados nesse cabelo que vai voltar a ser trançado.

Lave as tranças com shampoo e condicionador em barra

Compacto, natural, versátil e cheiroso? Sim, o shampoo em barra é tudo isso e mais um pouco - Eles já existem há algum tempo, mas vem conquistando mais espaço no mundo da beleza ultimamente.



Segundo o instagram Mundo Negro, “Os shampoos e condicionadores estão fazendo cada vez mais sucesso entre o público consumidor em formato sólido. Além de lindos, os produtos são práticos, duradouros, fáceis de transportar e menos poluentes”.


O fato é que são inúmeros os benefícios trazidos pelos shampoos em barra para o seu cabelo e para sua vida. Elencamos os 3 principais para ilustrar essas melhorias:


  • Produtos em barra são mais gentis com os fios;

  • Hidrata os cachos;

  • Evita ressecamento por química;

  • Maior durabilidade.


Saiba mais sobre os benefícios dos shampoos em barra para o cabelo: Shampoo em barra: Cuidando do seu cabelo e do bioma brasileiro.

Conheça um pouco mais sobre a Biomah!

Somos uma marca de shampoos, condicionadores e hidratação em barra para todos os tipos de cabelo, que acredita que as grandes mudanças que ocorrem no mundo acontecem com pequenas novas atitudes no dia a dia.


Nós da Biomah temos o compromisso de proporcionar os cuidados diários que os cabelos precisam, sem agredir o nosso Bioma. É por esta razão que desenvolvemos nossos produtos com o que há de melhor na botânica, somados a performance, sustentabilidade e cuidados em um só lugar.

Quer saber mais? Então venha descobrir as maravilhas que os shampoos, condicionadores e a hidratação em barra podem fazer pelo seus cabelos!


2 visualizações0 comentário