10 dicas para ter cabelos mais saudáveis

Conquistar um cabelo saudável e bonito exige cuidados muito importantes. Cabelos bem cuidados chamam a atenção por onde passam, assim como aqueles danificados, eles criam identidade e têm o poder de expressar a sua personalidade.


Na sua rotina de cuidados com os cabelos, é muito importante seguir algumas regras… Para manter o cabelo saudável, é importante saber como fazer hidratação capilar, como secar o cabelo e até quantas vezes você deve lavar os fios.


Se você tem problemas como caspa, dermatite seborreica ou queda de cabelo, o ideal é consultar um tricologista ou dermatologista, mas se você quer apenas se livrar das pontas duplas ou recuperar a beleza e o brilho dos fios, esse artigo é para você.



Continue com a gente e saiba as 10 melhores dicas para ter o cabelo dos sonhos!


Dicas para um cabelo mais saudável

Para que você comece hoje mesmo a cuidar dos seus fios, selecionamos as 10 principais dicas para que eles fiquem mais fortes e saudáveis. Vamos lá?


1 - Corte o cabelo com frequência

Se você deseja cabelos compridos e está evitando a todo custo cortar as pontinhas, é hora de se render à tesoura.


Principalmente se o seu cabelo resseca com facilidade, terá mais tendência a pontas duplas, o que dificulta o crescimento dos fios. Evite cortes desfiados, principalmente aqueles feitos com navalha, pois o fio será descamado e, portanto, mais propenso a essas pontas indesejadas. Ele pode ser feito a cada 3 meses, assim seu cabelo terá tempo de crescer com saúde.


2 - Fuja da água quente

A temperatura da água mais elevada tende a abrir a cutícula dos fios e pode ocasionar ressecamento.


3 - Evite dormir com os cabelos molhados

Dormir com os cabelos molhados pode fazer com a umidade enfraqueça e acabe quebrando os fios. Dessa forma, procure não lavar os cabelos à noite, pois o couro cabeludo leva cerca de 12h para secar totalmente.


4 - Penteie os fios com delicadeza

Pentear os fios da maneira correta também ajuda você a ter um cabelo saudável e brilhante. Pessoas de cabelo liso devem dar preferência a pentes de madeira, enquanto quem tem fios cacheados, ondulados ou crespos deve usar pentes com dentes mais largos, e só usá-los uma vez ao dia após a lavagem para que se mantenham alinhados e sem volume excessivo.



Um truque que serve para todos os tipos de cabelo é, antes de passar o pente, aplicar uma pequena quantidade de creme para pentear, pois isso facilita bastante o desembaraço dos fios.


5 - A alimentação também influencia no seu cabelo

A saúde dos cabelos tem tudo a ver com uma alimentação equilibrada rica em proteínas, vitaminas e minerais!


Assim como ocorre com o nosso corpo, os cabelos também precisam de nutrientes para permanecerem fortes e saudáveis, e certos alimentos ajudam bastante a dar uma dose extra de energia para a beleza dos fios.


Por isso, procure manter uma alimentação balanceada, e incluir no prato frutas, oleaginosas, carnes magras, leite, cereais, ovos e feijão, que contêm substâncias antioxidantes, como ferro e vitamina C, além de flavonoides - espécies não-nutritivas presentes em alimentos do reino vegetal, como chás, maçã, cebola, uva, brócolis, chicória, aipo e vinho.


6 - Beba água com frequência

Como uma bela flor, o seu cabelo também precisa de água para crescer forte. Mas como saber se o cabelo está precisando de água ou não?


A falta de água no corpo pode trazer mudanças bem perceptíveis aos cabelos, como a perda do brilho e maciez, resultando em fios mais quebradiços e fracos, o que prejudica o crescimento saudável. Portanto, a hidratação dos fios depende também da quantidade de água que você consome todos os dias.


As quantidades variam de acordo com a massa corporal de cada pessoa, mas consumir algo em torno de dois a três litros de água por dia é fundamental para a renovação das células capilares, garantindo fios e couro cabeludo saudáveis.


7- Tome cuidado com o Sol

Quando estamos expostos ao sol, os raios solares podem causar danos para a estrutura dos fios. Por isso, para esses momentos, procure usar proteções como chapéus e bonés.


8 - Fique atento ao seu couro cabeludo

O bulbo capilar recebe todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento de um cabelo sedoso e com brilho. É dentro dele também que as células capilares se desenvolvem e fazem os fios crescerem. O bulbo se localiza dentro do couro cabeludo e por isso é muito importante tratá-lo com cuidado.


Existem produtos profissionais desenvolvidos exclusivamente para o seu tratamento, como séruns revitalizantes e shampoos antirresíduos que evitam o acúmulo de sujeira e oleosidade. A prática de massageá-lo também é muito benéfica para o crescimento dos fios.


9 - Hidrate o seu cabelo com frequência

Assim como nossa pele, os cabelos também precisam de hidratação constante, seja qual for o tipo de fio. Nos cabelos, a hidratação se faz necessária para repor a água nos fios e, assim, reparar danos como ressecamento, frizz, pontas duplas e fios quebradiços.


O segredo para ter cabelos saudáveis e brilhantes é investir em máscaras de hidratação específicas para o seu tipo de cabelo, e usá-las pelo menos uma vez por semana, e nós da Biomah temos os produtos certos para você!


No site você encontra nossa linha , que revitaliza, nutre o cabelo, além de combater a porosidade e o ressecamento dos fios.


A linha Jóias da Amazônia também possui proteção térmica e protege contra oxidação da cor e exposição solar. Entre no site e saiba mais!


10 - Use shampoo e condicionador em barra

Compacto, natural, versátil e cheiroso? Sim, o shampoo em barra é tudo isso e mais um pouco - Eles já existem há algum tempo, mas vem conquistando mais espaço no mundo da beleza ultimamente.


São inúmeros os benefícios trazidos pelos shampoos em barra para o seu cabelo e para sua vida! Elencamos os 3 principais para ilustrar essas melhorias:


  • Produtos em barra são mais gentis com os fios;

  • Hidrata os cachos;

  • Evita ressecamento por química;

  • Possuem maior durabilidade.


Se quiser saber mais sobre os benefícios dos shampoos em barra para o cabelo, leia: Shampoo em barra: Cuidando do seu cabelo e do bioma brasileiro.




Conheça um pouco mais sobre a Biomah!

Somos uma marca de shampoos, condicionadores e hidratação em barra para todos os tipos de cabelo, que acredita que as grandes mudanças que ocorrem no mundo acontecem com pequenas novas atitudes no dia a dia.


Nós da Biomah temos o compromisso de proporcionar os cuidados diários que os cabelos precisam, sem agredir o nosso Bioma. É por esta razão que desenvolvemos nossos produtos com o que há de melhor na botânica, somados a performance, sustentabilidade e cuidados em um só lugar.

Quer saber mais? Então venha descobrir as maravilhas que os shampoos, condicionadores e a hidratação em barra podem fazer pelo seus cabelos!


3 visualizações0 comentário